quarta-feira, 3 de julho de 2013

Intermunicipal de Floriano questiona e repudia os impactos dos Grandes Projetos

Aconteceu no último final de semana em Floriano, a realização de mais uma atividade pedagógica de formação. Foi na casa João XXIII onde puderam estar presentes diversas representações vindas dos municípios de Itaueira, Nazaré, Marcos Parente, Guadalupe e Floriano para discutirem sobre temáticas abordadas dentro do tema: QUEREMOS UM DESENVOLVIMENTO JUSTO,SUSTENTÁVEL E HUMANO PARA TODOS.
O encontro teve como objetivo a promoção de um espaço de animação, de debate e de reflexão, em torno dos desafios da juventude e do povo piauiense diante dos grandes projetos e seus impactos sócio-ambientais e culturais, nesse sentido, puderam estar presentes para colaborar com o estudo e aprofundamento das temáticas a educadora e pedagoga Sueli Rodrigues, Alan Lima (Pastoral da Terra) e João Raimundo (Kolping de Floriano), além de Carmelita e Rosinha que também colaboraram na coordenação de momentos específicos como os 10 anos da RECID e a apresentação do novo convênio com o Projeto E-DHESCA. 
 
Pensamos em transformar este momento em que se debatem projetos políticos para o Brasil em um momento de reflexão, balanço e estudo sobre a realidade piauiense, buscando compreender melhor as origens dos problemas econômicos e sociais que existem no Piauí atual, bem como de saber qual o papel que a classe trabalhadora e suas organizações sociais e políticas têm no sentido de produzir uma alternativa verdadeiramente transformadora para as questões direcionadas a Floriano. Para uma melhor contextualização da realidade, foi trabalhada algumas questões que levariam a um grande debate, como: 
·         Quais os grandes projetos existentes ou comentado na sua região?
·         Caso exista, como está a sua implementação?
·         O que dizem os donos dos projetos para o povo?
·         O que o povo anda comentando sobre este projeto?
·         Qual a opinião do grupo sobre esses grandes projetos?
·         Há violação dos direitos humanos onde há o funcionamento desses projetos?
Um dos grandes momentos do encontro foi o de sensibilização dos participantes sobre a implantação dos grandes projetos que estariam comprometendo e violando o direito de muitas famílias quanto à moradia, assim como da ameaça que vive o Centro Histórico de Floriano por ocasião das inundações vindas do projeto das grandes barragens. Ainda da mesma forma, a realidade vivida pelas famílias do município de Artur Passos que tem suas famílias vivendo. Sobre isso, tiramos algumas conclusões, como:
 
·         É importante que o grupo continue a se encontrar para aprofundar essas questões;
·         Essas questões precisam ser debatidas também nos cursos universitários em que estamos inseridos.
·         Os educadores da RECID do ESTADO DO PIAUI precisam conhecer esta realidade de perto;
·         Diocese convocará padres e prefeitos da região para debaterem essa questão social.
·         Floriano precisa se mobilizar com relação ao perigo de inundação que ronda o seu Centro Histórico.
·         RECID de Floriano realizará Curso sobre Realidade Piauiense para aprofundar ainda mais esse debate.
 
Pudemos ainda aproveitar o momento para reafirmar a caminhada que a Rede de Educação Cidadã vem desenvolvendo ao longo desses 10 anos de existência, bem como, as experiências vividas aqui no nosso Estado e na nossa região. Junto a isso, concluímos o nosso encontro lembrando das manifestações que atualmente acontecem pelo Brasil afora, e da mesma forma, lembrar que os nossos movimentos sociais  precisam refletir o momento atual em que vivem, melhorando a sua capacidade de reflexão, de mobilização e de organização das classes populares para o Brasil que temos e que queremos.

Lucas Araujo
GT COMUNICAÇÃO
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário