segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ACONTECE EM PICOS A PRIMEIRA ETAPA DO CURSO REALIDADE BRASILEIRA

Nascido da percepção da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática, de se voltar a pensar o Brasil e o Projeto Popular, o Curso Realidade Brasileira mostrou em Picos seus primeiros resultados com a organização da primeira turma do Estado do Piauí.
A primeira etapa do curso aconteceu no Campus da UFPI nos dias 24 a 26 de agosto com aproximadamente 60 participantes que vieram para discutir e entender a viabilidade do Brasil Nação a partir da Obra FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO (de Darcy Ribeiro), com todos os seus elementos que direcionaram para a formação histórica, social, cultural e econômica do povo brasileiro.
O módulo foi trabalhado pela professora  IAEL (UFPI) que nos alimentou de uma esplêndida abordagem sobre a mistura de raças do povo brasileiro, mostrada por Darcy de uma forma sustentada em seus quatro pilares, sendo eles: as matrizes que compuseram o nosso povo, as proporções que essa mistura tomou em nosso país, as condições ambientais em que ela ocorreu, e os objetivos de vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes.

Concluímos o módulo na tarde deste domingo tomando como encaminhamento o compromisso da leitura do MANIFESTO COMUNISTA (Karl Marx) para cada um dos cursistas , como subsídio para trabalharmos a temática de COMO FUNCIONA A SOCIEDADE no próximo módulo que acontece final de setembro. O curso é uma realização da RECID, MPA, Consulta Popular, Levante Popular e UFPI.

Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes. A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais. Mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino.” (Darcy Ribeiro)
Lucas Araujo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário