terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RECID E ENTIDADES PARCEIRAS PROMOVEM FORMAÇÃO DA JUVENTUDE EM ITAINÓPOLIS - PI

O processo de formação da juventude na grande região de Picos teve inicio pelo forte clamor da juventude na ausência de políticas públicas que viesse de encontro às necessidades desses jovens que clamam por cidadania, de serem vistos e de serem escutados por aqueles que representam o poder público dos seus municípios.
Atendendo a esse forte clamor, a Rede de Educação Cidadã iniciou esse processo, passando por cidades da região onde se tem sentido mais fortemente esse problema, que sempre tem levado os nossos jovens a adotarem o mundo das drogas, da violência, do suicídio como algo que resolvessem os seus problemas.
Após a primeira passagem por São Julião onde aconteceu o primeiro encontro, estivemos reunidos no dia 29 de janeiro no município de Itainópolis, onde pudemos dialogar e debater com aproximadamente 70 jovens do campo e da cidade. Na ocasião, pudemos tratar da temática JUVENTUDE E DROGAS como algo conseqüente da falta de Políticas Públicas.
Durante todo o dia refletimos a realidade da juventude Itainopolense a partir do nosso tema que foi: VIOLENCIA E DROGAS NA JUVENTUDE; DESCONSTRUINDO FALSAS IMAGENS QUE SE CRIAM SOBRE OS JOVENS E RECONHECENDO SUAS DEMANDAS.
Com esse tema, construímos o nosso debate que teve todo o impulso originado de um conjunto de entidades parceiras que se esforçou para a sua realização, como: RECID, STR de ITAINÓPOLIS, CPT, UMP, HIP HOP, FAMCC, etc... de modo que pudemos nos somar a grandes educadores voluntários e assessores que deram o tom das nossas discussões, como: Dr. Paulo Lopes (advogado local), Alan (da Comissão Pastoral da Terra) e Dra. Graça Moura (Psicóloga).
Com esse conjunto de forças, entendemos ter alcançado o nosso objetivo a partir do objetivo apresentado, que foi de: Conhecer o perfil e a realidade de vida da juventude, de modo que a informação e o conhecimento possam lhes trazer a promoção de novas percepções, de organização e conquistas voltadas ao seu estado de bem estar.
Encerramos essa grandiosa atividade na praça central da cidade, com belas apresentações culturais de Rap (Ted e Naldo), Dança de Rua, Hip Hop, Capoeira e Roda de Samba.
Assim, saímos de Itainópolis deixando o nosso grito de alerta: AUTORIDADES, DEIXEM A JUVENTUDE VIVER !!!

Lucas Araujo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário