segunda-feira, 24 de junho de 2013

Microrregião de Pedro II planeja várias ações educativas e políticas para o ano de 2013

Os educadores da microrregião de Pedro II tiveram uma semana movimentada com três grandes atividades. No dia 14 de junho, na Fundação Santa Ângela, em Pedro II, estiveram reunidos 12 educadores para planejar as atividades a serem desenvolvidas pelo Núcleo de Educadores da Grande Pedro II. Estiveram presentes jovens dos municípios de Piracuruca, Piripiri, Lagoa de São Francisco e Pedro II e definiram algumas ações. A primeira foi a realização de três encontros da juventude a serem realizados nos municípios de Piripiri (com a parceria do STTR), Piracuruca (com a parceria do CEA) e no município de Lagoa de São Francisco, mais precisamente na comunidade rural Córrego (com a parceria da escola local). Os temas escolhidos foram os seguintes: “educação popular: função e importância”, “movimentos sociais populares” e “políticas públicas para a juventude e direitos dos jovens”. Já possuem datas definidas os encontros de Piriripi (24 e 25 de agosto) e o de Lagoa de São Francisco (21 de setembro).
            Na mesma reunião discutiram ainda sobre três outras ações: a IV Romaria da Juventude (com previsão para ocorrer no dia 13 de dezembro no município de Pedro II), o 2º Encontro Estadual da Juventude da Recid (proposta de ocorrer em Pedro II, entre os dias 14 e 15 de dezembro, junto com a Romaria da Juventude – ainda a ser apreciado pelo Coletivo Estadual da Recid) e o projeto de um programa de rádio semanal dirigido à juventude do campo no município de Piripiri (o grupo trabalhou até a noite e fechou o projeto do programa a ser apresentado à Rádio Família no dia 27 de junho).

JUVENTUDE E OS DESAFIOS DA REALIDADE. A partir deste tema central pretendemos discutir: “que projeto de sociedade a juventude pode estar construindo” e “a juventude contemporânea e suas várias dimensões de vida”. Acontecerá entre os dias 10 e 11 de agosto, na Fundação Santa Ângela.  Já no dia 21 de junho, a equipe responsável pelo Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo reuniu-se para discutir e planejar o 2º módulo. O curso é uma parceria entre a Fundação Santa Ângela, Rede de Educação Cidadã e Universidade Estadual do Piauí (projeto de extensão Humanismo Caboclo). O segundo módulo terá a seguinte temática:
            Por fim, no dia 22 de junho, no município de Sigefredo Pacheco, na sede do STTR, estiveram reunidos 24 pessoas entre jovens, lideranças do STTR, Uespi, Fundação Santa Ângela e Recid. Esta atividade pedagógica teve como objetivo: dialogar sobre o processo de reunião das comunidades para diagnosticar a realidade, refletir e construir propostas para serem encaminhadas aos poderes públicos num grande ato político no dia 18 de dezembro. Estiveram presentes representantes das seguintes comunidades rurais: assentamento Santo Antônio, Bom Jardim, Sapucaial, Lagoinha e Olhos D’Água. Também estiveram presentes moradores da cidade de Sigefredo Pacheco. Depois de discutir a metodologia das reuniões, definimos o seguinte calendário:

 
Atividade
Período
Grupo responsável
Primeira reunião com as comunidades
Até 6 de setembro
Educadores, comunitários e lideranças locais
Construção do documento conjunto com as reivindicações das comunidades
7 de setembro
Educadores e lideranças
Apresentação do documento nas comunidades e discussão do processo de mobilização
Até 15 de novembro
Educadores, comunitários e lideranças locais
Discussão e elaboração das estratégias de mobilização e construção do ato
16 de novembro
Educadores e lideranças
Ato político para apresentar o documento com as reivindicações das comunidades aos poderes públicos municipais
18 de dezembro
A população do município

Luciano Melo (educador RECID)

Nenhum comentário:

Postar um comentário