quarta-feira, 16 de março de 2011

Trabalho de Assessoria a Jovens Educadores Rurais

grupo de jovens educadores rurais em reunião
A RECID (microrregional de Pedro II), a Fundação Santa Ângela e Universidade Estadual do Piauí (projeto extensionista Humanismo Caboclo) estão investindo num projeto ousado de acompanhamento direto a educadores populares formados durante o ano passado. A ideia é assistir jovens na atuação que os mesmos mantem dentro de grupo de jovens e associações de moradores.
            Durante o ano de 2010, trinta e quatro jovens foram provocados a fazerem escolhas políticas mais claras e balizadas por um ideal de transformação da sociedade. Em noventa e seis horas, divididas em quatro módulos, discutiram: os movimentos sociais e suas estratégias de atuação; elementos formativos e não-formativos na atuação dos movimentos sociais; a importância do “planejamento” na atuação dos movimentos sociais; o planejamento de ações formativas dentro dos movimentos sociais; a cultura camponesa e o modo de vida rural; análise de conjuntura e estrutural da realidade; o papel e a importância da juventude na intervenção social libertadora; o trabalho formativo popular nos movimentos juvenis; a metodologia participativa de educação popular e o trabalho em grupos (lógica, necessidades e desafios).
Grupo de jovens na comunidade rural Nazaré, município de
Lagoa de São Francisco
            Agora em 2011, o mesmo grupo que coordenou o curso de formação de educadores jovens rurais – Antônio Carvalho e Rosa Pereira (Recid), Evilânia Bento (Fundação Santa Ângela) e Luciano Melo (Uespi) – procurou os jovens formados para acompanhá-los nas suas lutas. Inicialmente, oito jovens atenderam o chamado e já iniciaram a por em prática trabalho político-educativo em suas comunidades: coordenação de grupo de jovens; assessoria a movimentos missionários; atuação em associações de assentados. A assistência a ser dada pelos educadores compreenderá: animação dos jovens educadores; acompanhamento de seus trabalhos nas comunidades; apoio pedagógico e organizacional no planejamento das diversas ações de cunho político-educativo.
            Os jovens educadores rurais são de comunidades rurais de dois municípios do norte do estado do Piauí: Pedro II e Lagoa de São Francisco. Já houve duas grandes reuniões de planejamento com todos (fevereiro e março). A partir desse momento, os assessores dividiram-se para realizar acompanhamento direto dos jovens assistidos. Agora todos trabalharão conjuntamente nas comunidades onde serão desenvolvidos os trabalhos.

(Luciano Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário