quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RECID realiza Encontro Intermunicipal em Pedro II

Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de agosto na cidade de Pedro II, o primeiro de quatro Encontros Microrregionais programados para este novo convênio de 2011, em que a Rede de Educação Cidadã executa conjuntamente ainda com o Instituto Paulo Freire.
Foram três dias de muito diálogo, muita reflexão acerca do que vimos nos nossos objetivos que eram:
Compreender e interpretar a realidade local, buscando formas de enfrentamento e superação;
Conhecer e refletir acerca de políticas públicas para a juventude, bem como suas formas de acessibilidade;
Apropriar-se de metodologias da educação popular como forma de ampliação do conhecimento e aprimoramento da prática dos educadores/lideranças.
Colaboraram com nosso evento, a companheira Rosângela Sousa que apresentou o Programa do Governo para a Superação da Miséria e da Fome e em seguida o Plano Piauiense de Superação da Extrema Pobreza.
Esteve conosco também o educador Totonho (de Piripiri) que nos trouxe uma rica reflexão acerca das Politicas Publicas para a Juventude, e por fim, o educador e professor da UESPI Luciano Melo que nos trouxe valorosos elementos que fundamentam a Metodologia da Educação Popular em sua práxis transformadora.
Grandiosa a colaboração do companheiro Carvalho que através de pequenas encenações teatrais dos estudantes da EFASA, trouxe à tona as Recomendações Metodológicas que necessitamos para o aprimoramento da nossa Prática enquanto educadores e educadoras popular.
O Encontro foi batizado de TENDA DO SABER, uma vez que lá estavam educadores e educadoras que pela sua experiência de vida e de caminhada compareceram para trocar conhecimentos, somar, multiplicar e consolidar essa prática que é de aglutinar num só espaço tantos saberes diferentes, que segundo Paulo Freire SE COMPLETAM ENTRE SÍ, NA PALAVRA, NO TRABALHO, NA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO.

(Lucas Araujo - Educador Popular)

Um comentário:

  1. Como Faço pra Entrar na RECID Piauí :) Sou do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Piauí e já tenho uma grade relação com as RECID's de outos Estados.

    ResponderExcluir