O coletivo da Recid de Sigefredo Pacheco e Juazeiro
reuniu-se neste último sábado (16/03), na sede do STTR de Sigefredo Pacheco,
para planejar suas ações educativas e políticas para o ano de 2013. Estiveram
reunidos 26 pessoas entre membros de grupos de jovens, mães da Pastoral da
Criança, membros do STTR, alunos da EFA Santa Ângela, assentados e os
educadores Antônio Carvalho (Recid e FSA) e Luciano Melo (Uespi).
Iniciamos com a socialização das motivações e expectativas
dos participantes para o encontro: “a união faz a força”; “trabalhar em conjunto
consegue tudo – uma andorinha só não faz verão”; “cada um de nós tem o direito
de ter nossa opinião”; “todo trabalho tem que ter sustentabilidade”; “compromisso
com a nossa comunidade e juventude”; “comunicar com a juventude, com o povo”; “aprender
a respeitar um ao outro”; “se a gente compartilhar o que a gente entende e espera
e se o outro entender e compartilhar, vamos em frente”. Inspirados por esses
princípios e orientações, passamos para a apreciação de nossa pauta de
discussão: planejamento do encontro microrregional de Pedro II (que neste ano
se realizará em Sigefredo Pacheco); apreciação do plano geral de atividades
formativas com os grupos acompanhados em Juazeiro e Sigefredo Pacheco para o
ano de 2013.
Sobre o encontro da microrregião, a ocorrer entre
os dias 24 e 26 de maio, foram apreciados os seguintes pontos: primeiramente,
foi recuperada a memória de nosso encontro realizado no dia 19 de janeiro,
principalmente, o diagnóstico feito pelos participantes dos principais
problemas enfrentados pelos jovens nos municípios de Sigefredo Pacheco e
Juazeiro e as soluções propostas pelo coletivo; possíveis locais para
realização do encontro; discussão do perfil dos participantes e quantos seriam;
definição dos membros das cinco comissões organizadoras do encontro (espaço,
alimentação, transporte, programação e divulgação); temáticas para o encontro
entre aquelas apontadas pelo coletivo estadual da Recid (Realidade: seca e estiagem; Educação do Campo; Educação Popular e Violência contra mulheres e jovens) e
tema do encontro (“Ser jovem é ser revolucionário”).
Já quanto ao programa formativo e político dos grupos
acompanhados, o coletivo de Sigefredo Pacheco definiu que a
meta é realizar oficinas durante todo o ano e, ao final, apresentar um
documento geral de reivindicações para apresentar aos poderes públicos
municipais (judiciário, legislativo e executivo). As comunidades definidas para
realização das atividades pedagógicas foram as seguintes com os respectivos
grupos responsáveis: comunidade Olhos D’Água (Kelly, Valéria, Janaína, Rita,
Alice); Lagoinha (Jordânia, Felipe, Delia, Teresinha, Ana Lina, Arlindo Neto); Bom
Jardim e Sapucaial (Valdecir, Romário, Jucenilson, Francinete); Assentamento
Santo Antônio (Maria, Felipe, Fernando, Marli, Amauri); cidade de Sigefredo: (Bruna,
Andressa, Douglas). A prioridade para o município de Juazeiro é ampliar e, ao
mesmo tempo, amadurecer o trabalho formativo nas comunidades. Foram definidas
as seguintes localidades e equipes responsáveis: Parafuso (Desterro, Madalena,
Andresa, Lucinda) e cidade de Juazeiro (Andreza, Jaqueline, Jéssica). A meta é
realizar de duas a três atividades educativas por localidade.
Aproveitamos para formalizar o convite ao STTR de Sigefredo
Pacheco para participar da Coordenação Estadual da Recid. Também fizemos o
convite ao jovem Jucenilson para fazer parte do GT de Juventude. Após reunião,
o coletivo do sindicato definiu que participaria do coletivo estadual.
Jucenilson também aceitou o convite.
Ao final, o coletivo definiu uma nova data para reunião de
planejamento e acompanhamento das atividades educativas e políticas: 27 de
abril. Por fim, passamos para a avaliação final do encontro onde se destacaram
as seguintes considerações dos participantes: “importante”; “proveitoso”; “participativo”;
“foi construtivo”; “interação entre o grupo”; “cheio de comprometimento”; “exigiu
responsabilidade”; “somos capazes de dar conta de nossos compromissos”; “em
pouco tempo, fomos capazes de planejar muita coisa”; “uma coisa é a teoria,
outra coisa é a prática”; “foi propositivo: muitas propostas”; “teve muitas
ideias”.
Luciano Melo (educador popular)
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