segunda-feira, 18 de março de 2013

Coletivo da Recid de Sigefredo Pacheco e Juazeiro reúne-se para planejamento

O coletivo da Recid de Sigefredo Pacheco e Juazeiro reuniu-se neste último sábado (16/03), na sede do STTR de Sigefredo Pacheco, para planejar suas ações educativas e políticas para o ano de 2013. Estiveram reunidos 26 pessoas entre membros de grupos de jovens, mães da Pastoral da Criança, membros do STTR, alunos da EFA Santa Ângela, assentados e os educadores Antônio Carvalho (Recid e FSA) e Luciano Melo (Uespi).
Iniciamos com a socialização das motivações e expectativas dos participantes para o encontro: “a união faz a força”; “trabalhar em conjunto consegue tudo – uma andorinha só não faz verão”; “cada um de nós tem o direito de ter nossa opinião”; “todo trabalho tem que ter sustentabilidade”; “compromisso com a nossa comunidade e juventude”; “comunicar com a juventude, com o povo”; “aprender a respeitar um ao outro”; “se a gente compartilhar o que a gente entende e espera e se o outro entender e compartilhar, vamos em frente”. Inspirados por esses princípios e orientações, passamos para a apreciação de nossa pauta de discussão: planejamento do encontro microrregional de Pedro II (que neste ano se realizará em Sigefredo Pacheco); apreciação do plano geral de atividades formativas com os grupos acompanhados em Juazeiro e Sigefredo Pacheco para o ano de 2013.
Sobre o encontro da microrregião, a ocorrer entre os dias 24 e 26 de maio, foram apreciados os seguintes pontos: primeiramente, foi recuperada a memória de nosso encontro realizado no dia 19 de janeiro, principalmente, o diagnóstico feito pelos participantes dos principais problemas enfrentados pelos jovens nos municípios de Sigefredo Pacheco e Juazeiro e as soluções propostas pelo coletivo; possíveis locais para realização do encontro; discussão do perfil dos participantes e quantos seriam; definição dos membros das cinco comissões organizadoras do encontro (espaço, alimentação, transporte, programação e divulgação); temáticas para o encontro entre aquelas apontadas pelo coletivo estadual da Recid (Realidade: seca e estiagem; Educação do Campo; Educação Popular e Violência contra mulheres e jovens) e tema do encontro (“Ser jovem é ser revolucionário”).
 
 
Já quanto ao programa formativo e político dos grupos acompanhados, o coletivo de Sigefredo Pacheco definiu que a meta é realizar oficinas durante todo o ano e, ao final, apresentar um documento geral de reivindicações para apresentar aos poderes públicos municipais (judiciário, legislativo e executivo). As comunidades definidas para realização das atividades pedagógicas foram as seguintes com os respectivos grupos responsáveis: comunidade Olhos D’Água (Kelly, Valéria, Janaína, Rita, Alice); Lagoinha (Jordânia, Felipe, Delia, Teresinha, Ana Lina, Arlindo Neto); Bom Jardim e Sapucaial (Valdecir, Romário, Jucenilson, Francinete); Assentamento Santo Antônio (Maria, Felipe, Fernando, Marli, Amauri); cidade de Sigefredo: (Bruna, Andressa, Douglas). A prioridade para o município de Juazeiro é ampliar e, ao mesmo tempo, amadurecer o trabalho formativo nas comunidades. Foram definidas as seguintes localidades e equipes responsáveis: Parafuso (Desterro, Madalena, Andresa, Lucinda) e cidade de Juazeiro (Andreza, Jaqueline, Jéssica). A meta é realizar de duas a três atividades educativas por localidade.
Aproveitamos para formalizar o convite ao STTR de Sigefredo Pacheco para participar da Coordenação Estadual da Recid. Também fizemos o convite ao jovem Jucenilson para fazer parte do GT de Juventude. Após reunião, o coletivo do sindicato definiu que participaria do coletivo estadual. Jucenilson também aceitou o convite.
Ao final, o coletivo definiu uma nova data para reunião de planejamento e acompanhamento das atividades educativas e políticas: 27 de abril. Por fim, passamos para a avaliação final do encontro onde se destacaram as seguintes considerações dos participantes: “importante”; “proveitoso”; “participativo”; “foi construtivo”; “interação entre o grupo”; “cheio de comprometimento”; “exigiu responsabilidade”; “somos capazes de dar conta de nossos compromissos”; “em pouco tempo, fomos capazes de planejar muita coisa”; “uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática”; “foi propositivo: muitas propostas”; “teve muitas ideias”.

Luciano Melo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário