terça-feira, 12 de março de 2013

RECID PIAUI AVALIA A CAMINHADA E REALIZA PLANEJAMENTO PARA O NOVO CONVÊNIO 2013/2014.

Um conceito cada vez mais valorizado no ambiente das nossas discussões tem sido o da valorização do trabalho em equipe, que com esforço, agilidade e muita dedicação foi que construímos a respeitada imagem da RECID PIAUI no processo de fortalecimento da grande rede e inclusive dos seus momentos dedicados aos debates entorno das bandeiras de luta que no geral refletem a construção do poder popular.
O nosso reencontro de educadores e coordenação foi entendido como sendo uma necessidade de podermos escutar um ao outro, de não perdermos o rumo e o foco principal desta nossa missão enquanto educadores e educadoras que se desafiam a pensar a rede para além de um simples grupo que realiza oficinas, mas que se configura num elo imprescindível desta grande rede que assim se constituiu para levarmos adiante os objetivos que são comuns a todos e todas, trazendo na sua essência uma AMOROSIDADE para com o trabalho que vai além daquilo que foi planejado.
 

Com esse pensar que eleva a nossa estima e a dedicação foi que nos desafiamos a concluir uma extensa pauta de discussão acerca dos encaminhamentos que diretamente se relacionam com os trabalhos da rede dentro do novo convênio. O objeto de estudo e de trabalho foi de modo geral aqueles elementos que apontam para a construção de um Brasil soberano, livre, justo, com respeito às diferenças, igualitário e humanizado.
Foi por tudo isso que reunimos os membros que compõem o nosso Coletivo Estadual nos dias 9 e 10 de março em Teresina para refletir sobre essas idéias forças e assim concluirmos o que queremos de fato com o nosso Planejamento Estratégico para os anos 2013/2014.
Um dos principais momentos do nosso encontro foi com relação à retomada da nossa última Carta pedagógica enquanto uma prática de aprendizados que se entrecruzam e se inter-relacionam desde a vivencia pratica com os grupos até a fluidez da nossa imaginação quando decorremos da sua saborosa leitura, nos permitindo ver o reflexo da nossa prática pedagógica em cada palavra que ali se traduz no sentido e na razão do ser educador e educadora.
A leitura da Carta Pedagógica foi feita para que pudéssemos colher dela elementos que visualizassem um pouco do contexto político do Estado do Piauí no ano de 2012, da mesma forma, onde pudéssemos trazer elementos que nos permitisse identificar com maior clareza o Protagonismo Popular Social vivido sobretudo pela juventude que nas atividades do último convênio pôde se comprometer com as questões sociais do seu município.
 

A avaliação sobre os processos de trabalhos vivenciados na RECID PIAUI foi entendida como um processo amplo de construção e reconstrução de extrema importância que na sua forma cíclica nunca se encerra, pois a avaliação é algo contínuo que alicerça os trabalhos da educação popular e que por isso, vivenciamos esse movimento cíclico de a cada encontro nos debruçar sobre os pilares que nos contextualizam enquanto rede, e que são mostrados a seguir:
·         As ações desenvolvidas;
·         As principais temáticas trabalhadas;
·         O elemento pedagógico;
·         A Gestão Compartilhada;
·         A Comunicação;
·         A Organicidade;
·         As atividades realizadas em conjunto com outros atores sociais;
·         Principais Parcerias;
·         Articulações Políticas;
·         Resultados Alcançados;
·         Impasses;
·         Perspectivas de Desenvolvimento.

Um recorte especial foi feito com relação ao trabalho realizado com a juventude piauiense, visto que em qualquer momento e em qualquer lugar a juventude enseja cuidados especiais quanto as metodologias de trabalho utilizadas. O momento visou analisar os desafios postos na contemporaneidade para a juventude, sobretudo por ser a juventude o público alvo a que se destinam mensagens e campanhas via internet prometendo-lhes satisfação imediata. O atual mundo relativista e as tendências com tantas opções ofuscam o sentido da liberdade e conduzem de forma depressiva a vida do jovem.
Mediante os comentários de Drielle (GT de Juventude) ficou bastante claro que a RECID PIAUI tem ainda muito a construir e a oferecer ao trabalho com a juventude enquanto linha prioritária de ação.

Outro momento especial foi com relação às apresentações das necessidades dos grupos acompanhados. Foi aqui que as microrregiões apresentaram algumas idéias relacionadas ao planejamento das atividades para 2013, entendendo-se que foi uma primeira socialização e que as mesmas serão alvo de novos diálogos com os grupos e equipes locais para uma melhor adequação no planejamento.
Numa dimensão maior, elaboramos o nosso Planejamento Estratégico com a definição de nossas 5 linhas prioritárias de ação que guiarão nossas principais atividades pelos próximos 16 meses permeando todas as ações minimamente pensadas para cada microrregião do Estado do Piauí. São elas:
 
1)   Assegurar a efetivação das políticas públicas por meio da participação popular através do acompanhamento, fiscalização, denuncia, propostas e gestão das diversas políticas sociais.
2)   Garantir um processo de formação continuada para as lideranças e educadores populares para melhorar a sua atuação junto aos grupos e comunidades.
3)    Fortalecer o trabalho de atuação em rede dos movimentos sociais piauienses.
4)   Estimular o protagonismo juvenil pelo fortalecimento dos diversos sujeitos e movimentos sociais do Piauí.
5)   Desenvolver processos de formação e luta com grupos de base em comunidades e outros espaços sociais para a construção do projeto de poder popular.
 
Esses são os cinco caminhos prioritários apontados pelo Coletivo Estadual e que irão permear os próximos 16 meses de trabalhos da Rede no Estado; caminhos que se constituirão dos mesmos desafios, limites e dificuldades de antes... mas que ao longo dos anos tem se alargado sobretudo pela relação de compromisso, de cumplicidade e de amorosidade dedicado aos trabalhos da rede. Assim, arriscamos dizer que na contemporaneidade a educação popular piauiense tem ganhado destaque, sobretudo no que se refere aos tratos com a formação cidadã, que na sua importância e na sua totalidade tem colaborado para termos um país mais justo, mais solidário e mais fraterno.

Lucas Araujo (educador popular)

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