terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PEDRO II REALIZA TERCEIRA ROMARIA DA JUVENTUDE



Mais uma vez a palavra de ordem está sendo proclamada pela diversidade de rostos, cores e vozes da juventude de Pedro II que em alto e bom tom pedem: “Não a violência e ao extermínio de Jovens!”. A juventude não estará perdida enquanto houver mentes que pensam e vozes que denunciam, pois enquanto não viverem a cidadania enquanto plenitude da vida será sempre necessário retomar a caminhada. Caminhada que acontece em Romaria sinalizando que ainda não chegamos ao término da viagem e de que não perdemos ainda a esperança. A III Romaria da Juventude foi organizada no ultimo dia 30 de novembro pela Fundação Santa Ângela e a Rede de Educação Cidadã enquanto espaço de animação da fé, da mística e da luta reafirmando a histórica resistência do povo nordestino em sua identidade profética e de uma fé que motiva dezenas de jovens a pôr-se em caminhada pelas ruas da cidade e parte da rodovia num percurso aproximado em 6 km compreendidos da Fundação Santa Ângela a Igreja da Comunidade Serra dos Matões.

Saindo em defesa da vida da juventude, denunciando as estruturas sociais que geram violência e morte, e combatendo o espetáculo da violência promovida pela grande mídia, foi que os romeiros e romeiras se puseram a dar alma, corpo e voz durante todo o percurso da romaria que ficou assim:
 
1ª PARADA: Oração de envio – na Fundação Santa Ângela

2ª PARADA: ECOESCOLA
“Realidade da violência em Pedro II e no Brasil, dando ênfase a juventude”

3ª PARADA: Santa (N.S. da Conceição) – Ladeira da Serra
“Direito de ser jovem” ( Driele – aluna do 3º ano da EFASA, jovem representante da RECID ) - Reflexão bíblica: Is. 45,22... ( José – Paróquia da Vila )

4ª PARADA: Igreja Serra dos Matões (N.S. Fátima)
“Campanha contra a Violência e o extermínio de Jovens” – (Francisco de Assis (Chiquinho) - aluno do 3º ano da EFASA, jovem educador voluntário da RECID) - Reflexão bíblica: ”A missão dos discípulos” – Mc. 6,7-13 ( Rogério )
 
A Romaria foi tida como bastante positiva e veio sobretudo para contrariar o pensamento dominante de que a juventude encontra-se desmotivada, fragilizada e omissa às possibilidades de mudanças, pois as demonstrações de fé e de "inquietações" demonstraram que a juventude tem sim algo a dizer e a querer.  Dessa forma, a romaria  foi concluída com um momento de oração feita pelos alunos do 3º ano da EFASA fortalecendo o convite de continuarem aprofundando as discussões sobre as causas estruturais e sociais dessa triste realidade que acaba por segregar a juventude alimentando um verdadeiro processo histórico de exclusão social.

 
“Oração da Campanha contra a morte e extermínio de Jovens”
 
Deus da Vida, da beleza, das cores e dos sonhos, ajuda-nos a construir uma sociedade mais justa, amorosa e pacífica, onde possamos viver irmanados e de forma digna e feliz.
Deus Libertador, olha para a juventude brasileira e afasta dela todas as formas de violência, principalmente o extermínio, que derruba tantos jovens cheios de sonhos, projetos e potencialidades.
Pai/Mãe da Juventude, Tu sabes o quanto gostamos de viver, de sonhar, de brincar, de namorar e de fazer tantas coisas boas. Não permita que roubem de nós esses direitos tão essenciais.
Tira de nós toda indiferença e desesperança. Que não deixemos de acreditar em nossos sonhos e de organizar as nossas lutas em busca da Civilização do Amor, do Outro Mundo Possível, do Reino de Deus.
Somos teus discípulos e tuas discípulas jovens que, de mãos dadas e com os pés fincados no chão, seguimos em marcha contra a violência e o extermínio de jovens, numa estrada banhada de sangue, que desejamos ver, sempre mais banhada de flores, sonhos e de justiça.
Caminha conosco, Senhor, porque a luta não é fácil e somente em Ti encontraremos força e coragem para não ter medo e nem desistir da marcha.
A vida da juventude está clamando por nossa ação e, como a jovem Maria, dizemos SIM a este chamado e, com cores e jeitos diversos, pintaremos a bandeira da Paz tão desejada por nossos povos.
Amém, axé, awerê, aleluia!

Rosa Pereira e Antônio Carvalho (educadores popular)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário