terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ACONTECE EM PICOS QUARTA ETAPA DO CURSO REALIDADE BRASILEIRA

Dando continuidade ao processo de formação continuada iniciado no mês de agosto, através de uma articulação de organizações parceiras (RECID, MPA, LEVANTE POPULAR E UFPI), foi que aconteceu neste ultimo final de semana mais uma etapa do Curso Realidade Brasileira. Com um grupo de cursistas bastante representativo, a etapa aconteceu sob assessoria de Claudiomir (neguinho) do MST PIAUI e o tema voltado para a Questão Agrária Brasileira.
Durante os dois dias de curso pudemos abordar muitas questões relacionadas a formação agrária do Brasil, trazendo perguntas bastante inquietantes como: porque até hoje não se fez reforma agrária no Brasil? Qual seria o caráter de uma reforma agrária no Brasil?
A partir daí se fez uma profunda analise da questão agrária nacional, abordando os tipos de sociedade desde o colonialismo, os modelos de regimes políticos, o latifúndio como o grande pilar de sustentação do atual modelo político, os modelos de reforma agrária no mundo, e por fim, os elementos históricos e estruturais da formação agrária piauiense.
 
Com mais esse momento de formação em que novamente muito se discutiu o pensamento de Caio Prado, os jovens cursistas do Realidade Brasileira seguem trazendo para si o conhecimento acerca da formação social e política do Brasil, assim como, de irem se construindo como indivíduos que seguem alimentando suas utopias, seus sonhos possíveis de um dia viverem um novo Brasil pautado numa verdadeira e justa distribuição das riquezas a partir do desaprisionamento da MÃE TERRA. 

“ Para quem estava perdido sem ter o que fazer em torno da luta de classes, agora se acharam: enfrentar o capital a partir do agronegócio instalado em nosso Estado do Piauí”. (Neguinho)

 Lucas Araujo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário