sexta-feira, 23 de novembro de 2012

COLETIVO ESTADUAL DA RECID PI AVALIA E PLANEJA A SUA CAMINHADA


Movidos pela necessidade do reencontro, do diálogo, da partilha e, sobretudo para a redefinição dos nossos próximos passos nessa caminhada, foi que o coletivo estadual da RECID PIAUI reuniu em um só espaço os seus educadores e educadoras liberados, coordenação e membros dos GTs para mais um dos momentos que tem se tornado imprescindível ao desenvolvimento dos nossos trabalhos.

O encontro aconteceu na Obra Kolping Estadual nos dias 16 a 18 de novembro, onde pudemos socializar sobre as principais atividades realizadas em cada microrregião, assim como, das informações pertinentes do atual e do próximo convênio trazidas da Reunião Ampliada.

Em seu relato, a educadora Divina trás os elementos abordados na análise da referida atividade, como: os momentos de contradições, sobretudo com relação ao governo e ao poder; os avanços sociais do governo Lula; a falsa impressão de diminuição das desigualdades sociais; a contribuição da RECID para os movimentos sociais, e outros.

Foi também um momento de podermos voltar um olhar para a nossa caminhada, os nossos trabalhos em cada uma das linhas de ação: Formação de Base, Formação de Lideranças e Desenvolvimento Institucional. Nessa caminhada que inclusive está a grande contribuição dos educadores e educadoras voluntários, foi de grande importância o momento de apresentarmos as nossas avaliações pedagógicas vindas de todos os microrregionais. Avaliação esta que continha elementos essenciais para a elaboração da nossa carta pedagógica, pois a mesma foi definida com base nas avaliações subsidiadas nos seguintes elementos: processos desencadeados, grupos acompanhados, lutas fortalecidas, temas mais abordados, limites e dificuldades, aprendizados e sugestões.

O encontro nos ofereceu momentos de informações e entendimento quanto ao processo preparatório para o novo convênio, a começar pelo nosso dever de casa, ou seja, da nossa prestação de contas apresentada em planilhas pela companheira Rosinha que demonstrou total atenção ao trato da gestão compartilhada.

Encerra-se mais um convênio de muitos desafios e dificuldades, mas também de muitas conquistas conforme vimos em nossas avaliações; e como toda organização ou articulação que se preze, a RECID PIAUI não para por aqui. Com os encaminhamentos tomados mediante um pequeno planejamento daquilo que pretendemos fazer, foi que deixamos claro o real compromisso de trabalho da RECID PIAUI que muito tem se voltado para as constantes buscas de um novo modelo de sociedade, mesmo que esta se encontre em constante movimento, onde vez ou outra nos impõe a mudança de novos tempos e novas formas de ser e de fazer. Foi com o nosso jeito próprio de SER e de FAZER que aprendemos a lhe dar com as adversidades, de caminhar junto e crescer junto, para hoje não termos o medo de dizer que somos uma REDE MADURA e sobretudo de sermos uma grande fatia do bolo que comemora os 10 anos BEM VIVIDOS da REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ.
Lucas Araujo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário