sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RECID PI participa do II Grito do Semiárido


Com o lema: Por um semiárido mais digno, justo e sustentável, o Fórum Piauiense de Convivência com o semiárido, através das entidades que o compõe, em parceria com outras organizações da sociedade civil, realizou, no último dia 31 de outubro de 2012, na cidade de Picos (PI), o II Grito do Semiárido. Na oportunidade, cerca de 1000 Agricultores e agricultoras do sertão do Piauí, vindos (as) de 22 municípios do Estado, fizeram uma grande manifestação com protestos para pedir providências dos órgãos governamentais responsáveis, no sentido de ajudar a amenizar os efeitos da seca.

Sem chuva há pelo menos seis meses, agricultores e agricultoras do semiárido piauiense, amargam grandes prejuízos. As perdas na safra chegam a 95%. Em todo o estado, 187 municípios decretaram situação de emergência por causa da intensa estiagem. Em muitas localidades, os animais estão morrendo por falta de água e comida.

Os agricultores e agricultoras percorreram as principais ruas de Picos. Dentre as reivindicações, incluíam a implantação de programas de convivência com a seca e melhorias no abastecimento de água.

Depois da marcha, numa audiência pública, representantes do governo estadual e dos trabalhadores discutiram saídas para amenizar os problemas causados pela seca.

Uma das propostas apresentada e que foi assumida como compromisso, foi a criação de um Fórum Estadual Permanente, de forma paritária, com participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, para discutir políticas para Convivência com o Semiárido,  no Estado,.

Por fim, os representantes do governo federal e do Piauí assumiram o compromisso de dar uma resposta às reivindicações dos agricultores e agricultoras, no prazo de 15 dias.

Paulo Henrique – Educador Popular RECID PI

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário