sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PEDRO II E A VIVÊNCIA EM REDE


Como forma de alimentar a mística cada vez mais presente na nossa caminhada, os chás freireanos tem se tornado bem mais que uma prática motivadora para os momentos de formação da RECID em Pedro II, tem sido para muitos uma grande referência pedagógica de trabalho em rede que muito tem contribuído para o fortalecimento da prática da educação popular, deixando a luta bem mais animada e sobretudo encorajando a todos para continuar na persistência de um trabalho coletivo com as entidades de Pedro II.

Foi assim que aconteceu neste último dia 24 de outubro, a realização de mais um desses momentos, dessa vez com o tema: VIVÊNCIA EM REDE. Na ocasião, estiveram presentes algumas organizações que tem se firmado num importante trabalho de parceria com a RECID local, como: a própria Fundação Santa Ângela, Centro de Formação Mandacarú, Centro Ecológico Pirapora. APAE, Casa de Compadres, Pastoral da Criança e as Paróquias Nossa Senhora da Conceição e São José Operário.

O chá freireano aconteceu com a participação de 26 pessoas, entre jovens rurais estudantes que cursam Agropecuária e representantes das organizações parceiras, para assim partir dos seguintes objetivos: “Promover espaço de animação e mística como forma de manter viva a fé, a vida e a luta” e “Refletir acerca da vivência em rede e definir novas estratégias de ação”.

A partir do cenário (rede tecida no tear) e olhando para o nosso trabalho em rede, o educador Antonio Carvalho motivou o grupo a pensar sobre quais os aprendizados que ficam para cada um de nós neste dia, aprendizados que foram desde as dificuldades encontradas até aos mais ricos momentos de oportunidades.

Momentos de oportunidades que nas atividades são dados, principalmente a juventude e a sua livre liberdade de expressão com relação às questões econômicas, sociais e política; Momentos de mostrar que nós jovens somos capazes daquilo que sabemos e naquilo que fazemos.

Momentos de perseverança, de maior interação das entidades, de levar experiências de organização para as comunidades, de preparar a juventude para lutar por seus ideais, de reafirmação do pensamento freireano, e por fim, de parabenizar ao próprio grupo que resiste e que participa por uma outra sociedade possível.

Em mais um dos momentos, o grupo foi convidado a fazer uma MEMÓRIA dos trabalhos da REDE desenvolvidos nos últimos 06 meses na microrregião de Pedro II trazendo reflexões acerca de algumas questões, como: atividades desenvolvidas, grupos  acompanhados, lutas fortalecidas, temas mais abordados,  os limites, as dificuldades e os avanços.

Foi com essas questões abordadas que o grupo produziu muitas reflexões que foram de encontro ao tema da atividade (VIVÊNCIA EM REDE), pois a cada dia, a cada momento, se faz necessário em nossas organizações esse momento de mística e de reflexão acerca da nossa caminhada. Com essa dinâmica, seguimos trilhando a nossa renascente utopia, que dia-a-dia alimenta os nossos sonhos, que fortalece a nossa caminhada.

(Rosa Pereira – Educadora Popular) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário