sábado, 23 de abril de 2011

JUVENTUDES PIAUIENSE NO EXERCÍCIO DO PODER POPULAR

   A maioria dos nossos adolescentes e jovens possuem muitas questões, inquietações, desejos, sonhos... e buscam respostas incessantemente.

Algumas questões vêm da própria fase desafiadora que estão vivendo, e estas questões nem sempre encontram respostas, pois a escola, a família e a própria sociedade não estão preparadas para isso.

Foi pensando nisso que a RECID PIAUI começou a desencadear um processo de formação no sentido de favorecer um fortalecimento à organização desses jovens, como forma de os mesmos irem encontrando suas respostas para tantas perguntas que se seguiam.

A organização juvenil sempre foi uma realidade no nosso Estado, encontrando-se mais fortemente na grande região de Floriano, mais precisamente no município de Nazaré através das ações da educadora Tina (da RECID), onde também tem havido o grandioso trabalho desenvolvido pelo então educador popular Paulo Henrique (da RECID) e da companheira Ângela da Pastoral da Juventude.

Ainda no decorrer do ano de 2010, essa experiência tomou força com o Curso de Formação para Educadores e Educadoras Jovens Rurais em Pedro II, através do brilhante esforço dos educadores Antônio Carvalho, Rosa Pereira e Luciano Melo somado à parceria estabelecida entre RECID e Fundação Santa Ângela, que sediou o processo de formação desses jovens através das 4 etapas desenvolvidas pela Rede de Educação Cidadã em parceria com a Universidade Estadual do Piauí por intermédio do educador Luciano Melo.

Como algo que aos poucos está tomando conta do nosso Estado, como uma trama de rede, um entrelace que cresce aos poucos, a microrregião de Picos também tem ingressado nessa fileira rumo ao fortalecimento da Organização Juvenil. E foi nessa dinâmica de proliferação das ações de modo processual, que decidimos também investir no fortalecimento deste segmento. Foi com a juventude de Ipiranga que lançamos o desafio de ser mais um foco dessa ação.

Durante os dias 16 e 17 de abril na comunidade Furta-lhe a Volta, demos mais um passo na construção deste protagonismo tão debatido, tão alimentado pela Rede e pouco correspondido nos municípios pela ausência de politicas publicas apropriadas para tantas moças, tantos rapazes que acabam deixando seus lares, suas famílias, rumo aos grandes centros urbanos.

Nestes dias, estivemos reunidos com o objetivo de primeiramente nos identificarmos enquanto um grupo social organizado que sonha, que luta, que reivindica, que percebeu e reconheceu que vivemos outras formas de mobilização ao se comparado com a juventude dos anos 50 e 60, que era mais partidária, mais eloquente, ... enfim, e que hoje nos utilizamos dos espaços dos fóruns e das redes sociais em busca de uma organização em parâmetros global, para que se possa absorver saberes e conhecimentos por todos os canais e depois podermos agir e intervir localmente, na nossa comunidade, que é o verdadeiro espaço onde cada jovem vive e atua.
O Encontro Nordeste de Juventudes realizado na Paraíba também aconteceu nesta perspectiva de possibilitar aos jovens de todo o nordeste a oportunidade de discutiren a sua propria realidade, sobretudo de suas lutas de modo que viessem apresentar as suas reivindicações à Secretaria Nacional da Juventude. Neste Encontro estava uma delegação de 6 jovens piauienses: Alexandre, Linethe, Firmiano, Sebastião, Aline, Gilmar e Tina como articuladora do Estado.
Desse modo, nós do Estado do Piauí seguimos comprometidos com a MOBILIZAÇÃO desses jovens, oferecendo o suporte necessário para o exercício do PROTAGONISMO, que vieram a entender como uma concepção de que o jovem é fonte de iniciativa, que é AÇÃO; como fonte de liberdade, que é OPÇÃO; e como fonte de compromissos, que é RESPONSABILIDADE.


“Juventude que Ousa Sonhar, Luta por Direitos e Constrói um Brasil Popular”

(Por Lucas Araujo)
*Esta matéria está também no site da RECID NACIONAL: http://www.recid.org.br/

Um comentário:

  1. Muito boa a materia. Sucesso ao trabalho de vocês. O Piauí precisa de muitos trabalhos como esse.

    ResponderExcluir