segunda-feira, 21 de março de 2011

RECID PIAUI REALIZA ENCONTRO INTERMUNICIPAL

Atuar para transformar...
O caminho se faz com envolvimento e protagonismo das partes.
Antônio Carvalho falando sobre a RECID

Foi com esta mensagem mística de que o caminho se faz com o próprio caminhar, que realizamos mais um momento de reencontro, de vivência, mística e diálogo para as muitas questões relacionadas à Rede de Educação Cidadã no Estado do Piauí.
Durante os dias 18, 19 e 20 de março, estivemos reunidos para nos alimentarmos um pouco mais dessa fonte que é a socialização das nossas próprias experiências trazidas por nós educadores e educadoras populares de todo o  Estado numa perspectiva de vivenciar a ação-reflexão-ação e consequentemente a isso, vivenciar a sua práxis libertadora.
Foram bastante ricas as contribuições trazidas pelos educadores, assim como, a contribuição das assessorias que possibilitaram um grandioso trabalho de troca de saberes, de formação e de debates que culminaram nessa construção coletiva do conhecimento para o fortalecimento da articulação de entidades e movimentos que compõem a rede.
Para que pudéssemos conhecer a realidade na qual estamos inserida, aquela na qual vivemos e atuamos, CARLOS GÂNDARA nos presenteou com uma grandiosa fala sobre O CHÃO ONDE SE DÁ A NOSSA AÇÃO, apresentando os cenários, as tendências, as contradições e as possibilidades que nos movimenta e que nos convida para uma ação mobilizadora enquanto rede constituída. Em seguida, com a colaboração do professor e educador popular LUCIANO MELO fizemos um mergulho no Plano Nacional de Formação, um momento bastante privilegiado para aprofundarmos ainda mais os nossos conhecimentos acerca da proposta política e pedagógica da RECID.
Foram momentos de animação e de integração entre os educadores e educadoras presentes, que foram agraciados por este momento amplo, abrangente em todos os seus aspectos, inclusive por termos tido mais uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a proposta político-pedagógica da rede.
Ainda no âmbito da formação, fizemos um estudo aprofundado a respeito da Metodologia de trabalho na Educação Popular, com a grande colaboração do professor e também educador popular ELMO LIMA. Na sua exposição, alguns elementos importantes da historia da nossa colonização brasileira e piauiense foram sendo lembrados enquanto cenário de lutas e de opressões que já apontavam numa perspectiva de uma realidade excludente e de desigualdades sociais que temos hoje, fruto de um delicado processo histórico que houve na formação imposta ao nosso povo com o passar dos séculos.

Trabalho de Grupo - debatendo sobre o PPP

Com mais este encontro, acreditamos em ter alcançado os nossos objetivos e atingido as nossas expectativas, uma vez que estiveram no mesmo círculo de debates os educadores e educadoras populares comprometidos com os trabalhos da rede em seus municípios, e que participaram na perspectiva de transformação de uma realidade, que segundo PAULO FREIRE, uma transformação que só acontece quando já não carregamos mais dentro de nós mesmos as duas figuras antagônicas e conflitantes que são o SER OPRIMIDO e o SER OPRESSOR, que de forma inconsciente ainda alimentamos na nossa interioridade.
Os processos de formação em educação popular empenhados pela RECID PIAUI tem apontado para a crescente efetivação deste feito transformador. E por isso que assim seguimos teimando e cantando: ... VAMOS LÁ FAZER O QUE SERÁ!

(Por Lucas Araujo)
Esta matéria está postada também no site da RECID NACIONAL: http://www.recid.org.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário