sexta-feira, 7 de março de 2014

Criação da Rede de Jovens de Piripiri e 5º Módulo do Curso de Formação de Educadores

O Núcleo de Educadores da Grande Pedro II continua sua caminhada de luta e educação popular. No dia 15 de fevereiro esteve reunido na comunidade Ingazeira, zona rural de Piripiri para discutir com alguns representantes de grupos de jovens a criação da Rede de Jovens de Piripiri. Além de jovens, também esteve conosco o presidente do STTR de Piripiri. Este sindicato vem se consolidando como forte parceiro da Recid.

            Outra motivação para esse encontro foi a apresentação e discussão sobre o programa de rádio Sintonia Jovem. Este é uma criação de jovens do campo de Piripiri. Desde agosto do ano passado, aos sábados, sempre às 16h, na Rádio Família de Piripiri, vem discutindo temas de interesse da juventude: educação, trabalho, cidadania, afetividade, religião, políticas públicas etc. A ideia do grupo é ampliar sua base que produz o programa. Tirou-se como encaminhamento reunir-se novamente no dia 8 de março, na sede do STTR de Piripiri, para aprofundar a proposta de criação da Rede de Jovens com um número maior de representantes de grupos.

            Já neste final de semana, 22 e 23 de fevereiro, aconteceu o 5º módulo do Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo, na sede da Fundação Santa Ângela em Pedro II. Seu tema foi Formação Programada. Por meio de trabalhos em grupo, rodas de conversa e discussão sobre educação popular e planejamento, os participantes tiveram oportunidades de discutir e planejar quatro modalidades de atividades formativas: encontro, seminário, curso e oficina. Noutro momento fizemos um exercício de análise das propostas e, por fim, experimentamos a reconstrução das propostas após as críticas feitas e a discussão sobre educação popular e planejamento.

            O curso é uma parceria entre a Fundação Santa Ângela, Universidade Estadual do Piauí e Recid. Essa já é a sua terceira edição e tem contado com a participação de uma equipe de jovens educadores que já participaram de edições anteriores na sua coordenação. Assim, a Rede de Educadores da Grande Pedro II também vem contribuindo na promoção dessa atividade formativa. 

Luciano Melo (Educador Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário