sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RECID PIAUI REALIZA CHÁ FREIREANO EM PEDRO II

A construção de uma sociedade democrática, justa e solidária passa, necessariamente, pela mobilização, organização e participação popular. Fora das lutas populares, a democracia brasileira não passa de uma realidade formal sem significados reais para as populações oprimidas. Este é o grande desafio do Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo: contribuir com a formação de educadores populares capazes de desenvolver críticas à sociedade capitalista opressora e, ao mesmo tempo, construir estratégias de organização e luta por uma sociedade livre e justa socialmente.
Nos dias 05 e 06 de outubro (sábado e domingo), a RECID realizará um Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo, que traz como objetivo geral: Contribuir no processo de formação da juventude, a partir da metodologia da educação popular, considerando as especificidades da realidade camponesa (história, cultura, economia, contradições e lutas sociais), com a intenção de melhorar a intervenção da juventude na vida dos movimentos sociais populares e das comunidades onde atuam. Quarenta (40) jovens moradores do campo dos municípios de Batalha, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Sigefredo Pacheco, Juazeiro e Pedro II devem participar deste curso que acontece na Fundação Santa Ângela em Pedro II.

São vários os objetivos específicos que serão trabalhados durante o curso que tem inicia no sábado (05) com encerramento na tarde de domingo (06). O curso está organizado em oito módulos distribuídos no intervalo de doze meses: as unidades de estudo contarão com 14 horas-aula totalizando, ao final, 112 horas-aula. As atividades serão realizadas em finais de semana, com previsão de início na manhã de sábado e término na tarde de domingo. Cada módulo contará com uma temática geral que orientará as discussões, estudos e experiências. Entre uma unidade e outras, os participantes terão uma tarefa compromisso de pesquisa ou de luta social a ser desenvolvida em suas comunidades com a participação de seus moradores e organizações comunitárias.


Segundo a educadora Rosa Pereira, o principal encaminhamento foi o de fazer um levantamento da real situação de Saúde em Pedro II e realizar dia 17 de Outubro um encontro com os órgãos responsáveis do município de Pedro II e juntos procurar caminhos de enfrentamento coletivo. 
Entidades promotoras do curso:
Fundação Santa Ângela, Universidade Estadual do Piauí e Rede de Educação Cidadã – RECID 

Equipe responsável e Coordenação geral:
Educador popular Antônio Francisco de Carvalho (Fundação Santa Ângela); Doutor em Ciências Sociais Luciano de Melo Sousa (UESPI). 

Educadores colaboradores:
Driele Vanessa Viana da Silva, Francisco de Assis Gomes, Juliana Lima Nascimento e Jucenilson Macedo Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário