quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Realizado o 3º módulo do Curso de Educadores Jovens do Campo em Pedro II

Apesar das adversidades, o Núcleo de Educadores da Grande Pedro II realizou duas importantes atividades no último final de semana, na sede da Fundação Santa Ângela. Primeiramente, no dia 4 de outubro, reuniram-se para avaliar as atividades do Núcleo: Encontro de Jovens de Piripiri (realizado em outubro), programa de rádio Sintonia Jovem voltado para a juventude do campo. Este último é uma realização do grupo de jovens do município de Piripiri e é transmitido pela Rádio Família todo sábado, entre 16 e 17h (você pode acompanhar o programa pela internet).
Nos dias 5 e 6 de outubro, realizaram a terceira etapa do Curso de Educadores Jovens do Campo. O tema desse módulo foi “protagonismo juvenil”. Dentre as atividades realizadas, fizeram uma visita à comunidade Tapera dos Vital, um assentamento da reforma agrária. Procurou-se conhecer a história de luta de seus moradores, como se deu a participação da juventude e os desafios enfrentados no passado e no presente. 
Também tiveram oportunidade de refletir sobre protagonismo social. Os educadores Luciano Melo e Antônio Carvalho, a partir da visita feita à Tapera dos Vital, refletiram com os participantes sobre os significados do protagonismo social. Ao final, os educandos, reunidos em mutirão, produziram recomendações de como deve ocorrer o protagonismo dos grupos oprimidos.

O Núcleo de Educadores da Grande Pedro II é uma articulação entre educadores da Recid, Fundação Santa Ângela e projeto de extensão “Humanismo Caboclo” (Uespi). A grande maioria dos educadores da Recid é composta por jovens camponeses dos municípios de Pedro II, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Sigefredo Pacheco e Piracuruca.
(Luciano Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário