domingo, 1 de setembro de 2013

Jovens da Recid realizam encontro em Piripiri

           Nos dias 24 e 25 de agosto, 42 jovens estiveram reunidos no Centro Comunitário Antônia Flor, no município de Piripiri. Este foi o primeiro encontro da juventude organizado pelo Núcleo de Educadores da Grande Pedro II. O encontrou contou com as parcerias do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, Fundação Santa Ângela e Universidade Estadual do Piauí (projeto de extensão “Humanismo Caboclo”).
O encontro reuniu jovens de comunidades rurais do município de Piripiri que fazem parte dos Grupos de Estudos Sindicais (GES), sob orientação do STTR, além de jovens de Lagoa de São Francisco, Pedro II, Piracuruca e Sigefredo Pacheco. Os temas discutidos foram os seguintes: protagonismo juvenil e políticas públicas para a juventude, movimentos sociais e educação popular.

O encontro nos chamou atenção para, primeiro, o fato de que a organização da juventude é fundamental. Segundo, precisamos sair do comodismo: de braços cruzados a juventude não sai do lugar. Terceiro, a transformação da juventude depende do nosso trabalho de organização e luta nas comunidades, nos grupos de jovens, associações de moradores, grupos de estudos sindicais – a transformação começa por nós mesmos. Quarto, a educação popular tem grande importância nesse processo de mobilização, formação e luta das juventudes.

Também durante o encontro, um grupo de jovens de Piripiri aproveitou para lançar o programa de rádio “Sintonia Jovem”: programa semanal que tratará de temas referentes à juventude e a sua organização. Este será o primeiro programa de rádio fruto do trabalho formativo da Recid na microrregião de Pedro II. Ele será veiculado na Rádio Família e esperamos que contribua com a formação da juventude por meio da exploração da comunicação popular.
 

Luciano Melo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário