Foi resgatando
momentos de encontros anteriores que todos se puseram a dialogar sobre os
desafios da atuação em rede, de organizações e movimentos sociais enquanto
espaços de troca e, portanto, qualificadores do conhecimento e da formação para
a ação.
O que
acontece com cada um desses jovens quando se disponibilizam a se organizarem em
rede, assim como o que significa isso para suas vidas e no interagir com outros
e outras, foi externado na fala de cada um através da dinâmica da teia de
aranha, reforçando a idéia de que a rede é como um processo de comunicação que
apresenta um padrão de relacioenamnto horizontal e de conectividade ao saber e
ao conhecimento do outro. Dessa forma, tem-se algumas palavras-chave de DESEJO
proclamadas pelos jovens participantes, como: Força – Persistência
- Paz e união – Entusiasmo – Maturidade – Harmonia - Manter vivo o entusiasmo.
Nesta relação que se estabelece em rede se
entende também de haver toda uma harmonia direta com os cuidados ao meio
ambiente, que acaba por exigir do grupo calma e paciência para a relação de equilíbrio
com o mesmo, e da mesma forma com a atuação em rede como algo que se constrói
aos poucos, a cada passo da caminhada. Quanto a isso, eis algumas falas representativas
do grupo:
Acho
que o que deve acontecer no grupo são a paciência e o equilíbrio para dar certo
do final;” – “O grupo esteve atento para encontrar a solução que era colocar a
caneta dentro da garrafa (dinâmica), caracterizando a questão do equilíbrio” – “A
rede é isso, é a busca do equilíbrio” – “O exercício de estar em sintonia com o
todo”.
Num segundo momento houve a leitura da
segunda carta pedagógica de 2012, e que após isso, todos se puseram a dialogar
e amadurecer as propostas e sugestões que norteiam o planejamento para os
próximos passos da rede na microrregião, que são:
Investir
no trabalho de controle social das políticas públicas e formação política.
Trabalhar
a formação integral de lideranças que atuam nas organizações sociais populares
de forma processual/continua.
Priorizar
o trabalho com juventude (encontros, intercâmbios, organização política).
Realizar
o encontro intermunicipal com o público específico para jovens
Realizar
um grande acampamento da juventude sobre ecologia, meio ambiente, cidadania..
Construir
uma equipe de educadores que dinamize o processo de educação popular na MR
Desenvolver
oficinas que levem ações práticas.
Promover
espaços de lazer.
Promover
encontros com educadores: intercâmbio e organização política.
Continuação
dos cursos de formação com os jovens convidando mais entidades e poderes para
participarem.
Acompanhamento
sistêmico junto a juventude periférica.
Fortalecer
o espaço dos chás freireanos na MR de Pedro II, ampliando público e ações.
Educadores
liberados acompanhar e orientar os grupos formados pelos educadores populares.
Em meio a tantos
avanços, dificuldades e ainda muitos desafios a serem superados, é que a RECID
Piauí trás para si o acúmulo de experiências de mais um ano de muito empenho e
dedicação neste ciclo que se fecha para que outro se inicie. É neste movimento cíclico
e contínuo que nos move e nos entusiasma, que vemos
nossa Pedro II e as demais microrregiões do Estado do Piauí acreditando de
estar dando a sua grande colaboração para o processo de construção de um país verdadeiramente democrático,
justo e solidário.
Rosa Pereira e Carvalho (educadores popular)
Parabéns a Recid por manter viva as ideias de Paulo Freire e a esparaça pela construção de um mundo melhor, menos injusto e desigual.
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