segunda-feira, 2 de julho de 2012

RECID DA MICRORREGIÃO DE FLORIANO (PI) REALIZA ENCONTRO INTERMUNICIPAL

Com o tema: “A participação cidadã transforma a realidade e promove vida com dignidade”, A Rede de Educação Cidadã (RECID) da microrregião de Floriano, realizou de 15 a 17 de junho de 2012, na cidade de Floriano (PI), o III Acampamento do Saber Popular (Encontro Intermunicipal).

O Encontro teve como Objetivo Geral: Promover espaços de debates e de reflexão, favorecendo a qualificação, a troca de experiências, o diálogo e a participação coletiva, de educadores e educadoras populares, em vista de fortalecer a luta e o processo de construção do Brasil que queremos e como Objetivos Específicos:
·         Realizar momentos de animação, de mística e de troca de conhecimentos;
·         Refletir sobre o papel do Estado na vida dos/as brasileiros e brasileiras em uma perspectiva crítica e propositiva;
·         Dialogar sobre as lutas e movimentos populares, compreendendo a realidade e construindo novas possibilidades;
·         Conhecer as ações do Movimento de Combate à Corrupção eleitoral e compreender a importância do voto consciente, no processo de democratização do Brasil que queremos;
·         Ampliar as ações da RECID através de novas estratégias e fortalecer as lutas coletivas.

As principais temáticas discutidas foram: 1) O Processo de Democratização do Estado Brasileiro, tendo como facilitador, Geraldo Carvalho, Sindicalista e Professor da UFPI; 2) Resgate histórico das Lutas e dos Movimentos Populares no Brasil e no Piauí, Com as contribuições das facilitadoras Socorro Soares (Educadora Popular e professora da UFPI) e Marildes Chaves (professora da UFPI) e 3) “MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL E VOTO CONSCIENTE”, facilitado por João Raimundo dos Santos (Educador Popular Voluntário da RECID). Além das temáticas citadas, ao final do evento, tiramos Encaminhamentos e assumimos Compromissos e Indicativos para Fortalecer as Ações Estratégicas da RECID e da luta do povo na microrregião. O Encontro Intermunicipal contou com cerca de 45 participantes, na sua grande maioria jovens e foi marcado por muita animação, mística, reflexões e encaminhamentos significativos. Destacamos ainda a participação importante de entidades parceiras, de representantes das demais microrregiões e ainda dos grupos acompanhados pela RECID.


Paulo Henrique e Deusantina Ribeiro – Educador/a Popular da RECID da microrregião de Floriano (PI)

Um comentário:

  1. Bom dia povo do Piuí, em especial a querida Irmã Evilânia e caro amigo Gilmar, muito bom dividir com vocês a esperiência na Cúpula, o que só mos fortaleceu para o enfrentamento ao capital que avassa-la nossa vida e planeta. Lutemos e em marcha sempre.
    Gilson Lucena - Recid CE

    ResponderExcluir