segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FOTOGRAFIA REZADA DE QUEM FEZ 50 ANOS NA MESMA ESCOLA

"Hoje são vinte e três de Outubro de 2011. É o meu qüinquagésimo aniversário! Completo cinqüenta anos e nos últimos cinco anos é o primeiro que estou em casa, no meio da família que se não pude escolher, mas certamente escolheria se pudesse. A família Santiago. Os últimos quatro aniversários comemorei-os longe dessa família que me desejou, me viu nascer, me fez crescer, me fez e me faz ser gente. Foi nela que aprendi a caminhar, a amar e ter fé. Pude escolher e escolhi outras famílias nestes cinqüenta anos. A família de amigos e amigas que escolhi e construí em todo o Brasil é uma obra inacabada, em plena execução, mas também muito bela. Aprendemos a sonhar e sonhamos juntos em família com este país sendo uma família em forma de nação. Sonhamos os sonhos possíveis como diz Paulo Freire. Foram vocês, de todas as minhas famílias, mas especialmente a família Santiago que, mesmo sem querer, ou perceber, me fizeram assim: poeta militante e sonhador.
Entre todas as lições, de todas as mestras e mestres que tive e tenho, aprendi a lição mais difícil de ser vivida e mais necessária para ser feliz. A agir e a me preocupar mais com minha consciência do que com minha reputação. Pois, como diz um sábio oriental, “a minha consciência é o que eu realmente faço e sou. A minha reputação é aquilo que os outros pensam que eu sou, e isto é problema deles”. Como Educador Popular, tenho dialogado com os que comigo pronunciam este mundo cheio de bonitezas e desafios, sobre uma convicção. É impossível ser profeta e ter boa reputação, mas todas (os) profetas e profetizas têm a consciência tranqüila. Como disse o profeta de minha terra Dom Helder Câmara, “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”. Na escassez de recursos e às vezes de talento, me tem sido abundante e vital a característica dos homens e das mulheres da minha família. A persistência e a teimosia. A vontade, a coragem e a perseverança, agindo em sintonia. É de suor que rego o caminho que trilho.
Hoje, depois de alguns anos, acredito que ninguém pode fazer ninguém feliz, a não ser esse próprio alguém, mas devo muito do que sou a ela (esposa). Agradecido por ser a parceira de caminhada. Caminhando e construindo o caminho. É, sobretudo, da escola da vida que sou aluno há cinqüenta anos. Nela matriculei-me em diversos cursos, mas sempre sabendo que a escola é a própria vida. Amo essa escola, a vivo intensa e apaixonadamente e com as graças de Deus, o carinho das pessoas amadas, como a lua, sempre nova, sempre cheia de graça, estou pronto para os próximos cinqüenta. AMÉM".

Nenhum comentário:

Postar um comentário