terça-feira, 9 de agosto de 2011

RECID PICOS DISCUTE PROTAGONISMO JUVENIL

Aconteceu nesta terça feira dia 09 de agosto, a oficina que marcou a retomada das atividades da Rede de Educação Cidadã na região de Picos. Foi no municipio de São Julião, no espaço do Ponto de Cultura da Prefeitura Municipal que fizemos a nossa atividade contando com a participação de 35 jovens, todos provenientes de um trabalho já iniciado com o educador Torres que explorou suas potencialidades nas aulas de Capoeira, Violão, Teatro, Música, etc
A RECID veio ao encontro destes jovens para se portar como um elemento novo voltado para a sua formação política, de modo que esta oficina veio despertar o grupo para que essa parte do conhecimento e da valorização do saber também pudesse ser explorada.
Como uma articulação em rede, o grupo foi convidado a estar participando com outros grupos de um processo formativo alicerçado nos preceitos da pedagogia freireana. Neste processo formativo que se iniciará a partir de outubro e que se seguirá em etapas, os jovens irão aprofundar seus questionamentos, suas inquietações acerca de temas que mexem com o seu cotidiano, em todos os lugares como: afetividade e sexualidade da juventude, a violência e extermínio de jovens, a fé e a política... são temáticas que serão abordadas tendo como pano de fundo os fundamentos da educação popular em toda a sua transversalidade.
Na oficina estiveram presentes ainda a Secretária de Cultura do Município, o Supervisor de Ensino, as representantes do Conselho Tutelar e o articulador dos Territórios da Cidadania... todos juntos gritando numa só voz: "Juventude que ousa sonhar, luta por direitos e constrói um Brasil popular."

(Por Lucas Araujo - Educador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário