quarta-feira, 16 de março de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS EM SIGEFREDO PACHECO

Socialização de discussão feita em grupos
sobre a temática "juventude"
            No dia 12 de março ocorreu a primeira etapa do Curso de Formação de Lideranças Políticas em Sigefredo Pacheco. O educador popular Antônio Carvalho (RECID) e o professor Luciano Melo (UESPI) coordenam esse curso. Neste primeiro dia também contaram com a participação da irmã Evilânia Cunha (Fundação Santa Ângela).
            Com a participação de 23 jovens provenientes da zona urbana e rural de Sigefredo Pacheco, o curso aconteceu no centro paroquial. Sob a organização local do educador popular Kelson Sousa, a primeira etapa do curso iniciou às 8 e concluiu às 16 horas.
A programação foi a seguinte: mística; apresentação dos participantes; levantamento de expectativas dos participantes; exposição do roteiro e dos objetivos; temática I – “o que é juventude”; temática II – “formas de organização e luta da juventude”; avaliação. Por meio de discussões coletivas, trabalhos em grupo e exposições, o primeiro encontro procurou manter estreito diálogo com os participantes.
Depois de uma lacuna no trabalho de acompanhamento político-educativo no município de Sigefredo Pacheco, o Curso de Formação de Lideranças Políticas foi muito bem recebido pelos jovens da região. A boa recepção pode ser observada pela diversidade de movimentos sociais e entidades representadas: militantes de pastorais, grupos de jovens, associações, movimentos sindicais, Cáritas e alunos da Escola Família Agrícola Santa Ângela faziam parte do grupo de educandos.
A meta é realizar encontros mensais com esse grupo de jovens. O próximo encontro será no dia 9 de abril no qual se espera atrair novos jovens, especialmente do município de Juazeiro. Outro ponto a se destacar é a consolidação da parceria entre Recid, Fundação Santa Ângela e Universidade Estadual do Piauí na microrregional de Pedro II. Depois do Curso de Formação de Educadores Populares realizado em quatro módulos no ano passado, a parceria se consolida com mais esse curso. E, brevemente, deve iniciar no município de Pedro II o segundo curso de formação de educadores populares. A luta por um Brasil justo e consciente agradece!

Momento de mística inicial
(Postado por: Prof. Luciano Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário