quinta-feira, 26 de julho de 2012

RECID PIAUI REALIZA ENCONTRO ESTADUAL DA JUVENTUDE

Motivada pela necessidade e importância de se realizar um momento místico, de entrosamento, debates e encaminhamentos, foi que a Rede de Educação Cidadã do Estado do Piauí realizou o Primeiro Encontro Estadual da Juventude. A grande experiência aconteceu com aproximadamente 40 jovens vindos dos quatros microrregionais (Picos, Floriano, Pedro II e Teresina) que se fizeram presentes na Obra Kolping em Teresina nos dias 20 a 22 de julho.
Em meio a tantos momentos que marcaram este encontro, trazemos em especial os momentos de mística embalados pelas suaves melodias de TINA que trazia em vestes e versos a forte identidade da cultura popular nordestina; teve ainda as rodas de cirandas que viraram marca registrada nos espaços de vivencia da RECID; as experiências trazidas pelos microrregionais que em especial mostraram: o curso de formação de educadores populares em Pedro II, o processo de organização juvenil de Teresina, a arte do grafitte como instrumento de voz em Picos e o fortalecimento na caminhada da juventude de Floriano.
Foram grandes as experiências apresentadas, que por fim demonstraram a diversidade de elementos em comuns que existem nos microrregionais, como: a vontade de tornar a juventude mais atuante, de resgatar essas experiências do isolamento, da persistência dos grupos, da influência da internet e as novas formas de amizades virtuais, etc.
Ainda como momento marcante trazemos a análise de conjuntura a partir da especial colaboração de William Bonfim (Talher Nacional) que convidou toda a juventude a fazer um exercício de compreensão dos desafios vividos por cada um na sua própria comunidade e em relação a um contexto maior, visualizando a forma de organização da sociedade e de que modo estamos inseridos e participando dela. Nessa análise refletimos sobre o poder da mídia, conseqüências da poluição, desvalorização da dignidade, padrões de beleza impostas pela sociedade, influencia da propaganda e desigualdades sociais.
Os momentos se seguiram, agora com as oficinas temáticas onde os grupos puderam dialogar sobre DROGAS, PROTAGONISMO JUVENIL E POLÍTICAS PÚBLICAS. Para cada uma delas tivemos a colaboração dos educadores facilitadores Socorrinha, Alan e Junior que ao final das oficinas realizadas estiveram juntos promovendo um fervoroso debate com a juventude presente. Fervoroso sim, pois no seu decorrer lembramos que num período não muito distante, lutávamos pelos direitos existirem; hoje lutamos para que os mesmos aconteçam; que todas as conquistas que temos hoje de políticas publicas voltadas para a juventude tem a influencia da participação direta da própria juventude; que as aprovações das leis importantes não acontecem com a mesma rapidez com que acontecem a aprovação de leis fúteis; que não deveremos esperar que a RECID sozinha, nem tampouco algum governo sozinho venha conseguir a transformação da sociedade; e por fim, que encontra-se ausente nos dias de hoje a rebeldia da juventude, que em parte não procura nas ações aquilo que se vê na teoria, nos espaços formativos de discussão, etc...
E mais momentos foram surgindo, como um breve bate-papo sobre o Levante Popular da Juventude com a colaboração de ERICK e LISE, nos fazendo lembrar que a  juventude do campo está descolada de outras juventudes, como da cidade, da periferia,... e que necessita de levantarem para que se construa junto com os demais movimentos o tão sonhado Projeto Popular para o Brasil.
Por fim, lembramos o ultimo momento em especial por ser ele o grande provocador da juventude que esteve reunida nesses 3 dias de encontro. Foi aqui que cada microrregional sentiu-se desafiado a discutir e a assumir os compromissos e ações que deverão acontecer visando o fortalecimento do trabalho da juventude e da caminhada da rede no Estado do Piauí.
(Lucas Araujo – educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário