terça-feira, 22 de maio de 2012

RECID da microrregião de Floriano participa de parceria do “Projeto Talentos Ecológicos da Economia Solidária”

“Já gostamos do que conhecemos e queremos saber mais”

A economia solidária emerge como uma alternativa de organização produtiva de trabalhadores e trabalhadoras, realizada de forma coletiva, democrática e solidária. Cabe ressaltar que o objetivo da economia solidária não se restringe à dimensão econômica: ela procura constituir novas relações sociais, baseadas nos valores de solidariedade e cooperação, que favorecem a participação do cidadão na sociedade.
O Projeto Talentos Ecológicos de Economia Solidária proposto pela Obra Kolping Estadual, esta acontecendo em parceria, inclusive com a RECID da microrregião de Floriano. O projeto visa buscar ações de emancipação social, através de alternativas geradoras de trabalho e renda, que se auto-sustentem e sejam duradouras, rompendo o ciclo do mero assistencialismo e alcançando o desenvolvimento local e territorial sustentável e solidário.

Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento de atividades de Economia Solidária na formação de jovens produtores de tijolos ecológicos, formação cidadã com foco na geração de renda, desenvolvimento sustentável e criação de cooperativas entre jovens do Piauí.

Objetivos Específicos
·         Capacitar jovens para produzir o tijolo ecológico;
·         Capacitar paralelamente os jovens em noções de cidadania, meio ambiente, trabalho decente;
·         Capacitar os jovens em noções técnicas de hidráulica e eletricidade e oficinas de pedreiro;
·         Realizar atividade de comercialização da produção;
·         Formalizar a Cooperativa Piauiense de jovens produtores de tijolos ecológicos.

Metodologia
Etapa inicial o planejamento do processo e suas atividades,  envolvendo parceiros como Associações de Moradores, Sindicatos, Prefeituras, SENAR, Conselhos territoriais, Fórum Estadual de Economia Solidária, grupos de jovens, educação dentre outros. O projeto se organiza em Planejamento, sensibilização e mobilização, formação teórica e prática e avaliação.
O Projeto Talentos Ecológicos de Economia solidária atuará com foco na formação de jovens pedreiros na produção de tijolos ecológicos (módulo 1),  construção(pedreiros módulo 2),  associadas as oficinas de hidráulica e eletricidade (módulo 3) para moradias populares, além de formação cidadã.


Paulo Henrique – Educador Popular da RECID PI (microrregião de Floriano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário