sexta-feira, 23 de março de 2012

RECID PIAUI PRESENTE NO 11º ENCONTRO NACIONAL

Embalados pelo sossego e aconchego transmitido pelo CIMI (Luziânia), Centro Indígena em que estivemos reunidos durante 5 dias discutindo, debatendo e encaminhando as principais discussões que irão nortear o novo plano trienal da RECID para os desafios da Rede nos anos 2012 a 2014, entre estes, o de fortalecer as lutas contra os impactos do modelo neo-desenvolvimentista brasileiro e o novo modelo de sociedade pautado no fortalecimento do projeto popular para o Brasil.
Nessa construção coletiva em que muito se discutiu sobre TÁTICA e ESTRATÉGIA para o conjunto das ações, as diretrizes e apontamentos foram se consolidando na perspectiva de definir o Plano de Trabalho da Rede, e a RECID PIAUI esteve lá através dos seus educadores (Tina, Carmelita, Paulo e Lucas) garantindo a colaboração do Estado do Piauí nesse processo grandioso composto por muitos saberes e sabores de todos os Estados do Brasil.
Entre as participações, estiveram presentes como assessorias RICARDO GEBRIN dialogando sobre as bandeiras de lutas históricas dos movimentos sociais; CLÁUDIO NASCIMENTO que nos fez viajar na linha do tempo da história das lutas populares – do período republicano até os dias atuais; NEI ZAVASKI que explorou a temática das sociedades de classes, contextualizando principalmente a formação do povo brasileiro e a crise do modo de produção capitalista; DÊNIS que dialogou sobre a Rede de Educação Cidadã e o Projeto Popular para o Brasil; e por fim JOSÉ MORONI que durante uma manhã toda aprofundou conceitos, concepções e diferenças sobre tática e estratégia para a educação popular entendida como um “método decorrente de conteúdo e acúmulo político.” O que parecia ser algo vencido por nossa própria experiência de luta, esses novos conceitos trazidos por MORONI acabou provocando novas visões antagônicas, ampliadas e contraditórias sobre os termos.
Por fim, esteve no Encontro por alguns instantes o ministro Gilberto Carvalho fazendo muitas considerações aos trabalhos da rede, assim como, trazendo os reconhecimentos da presidenta Dilma que não pôde vir dar o seu recado pessoalmente. Em suas palavras bastante animadoras e cheias de confiança sobre os trabalhos desenvolvidos pela RECID, Gilberto Carvalho encerra dizendo: “Vocês cumprem um papel primordial, pois com o trabalho de base desenvolvido por esta articulação, percebemos uma grande mudança nessa realidade difícil. Temos avançado muito... e como temos avançado.”
Cansados de tantas discussões, debates, reuniões, cirandas, intercâmbios... mas também de muitas alegrias, os educadores e educadoras se despedem rumo aos seus Estados, levando mais ânimo e coragem para fazer a luta concreta; a luta voltada para a concretude de um novo modelo de sociedade.

(Lucas Araujo – Educador Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário