domingo, 11 de março de 2012

RECID PIAUI DEBATE POLÍTICA E DROGAS COM A JUVENTUDE DE PICOS

Foi neste domingo dia 11 de março, no Bairro Parque de Exposição em Picos que a RECID Microrregional de Picos cumpriu com uma série de 3 Grandes Encontros que havia sido planejado para se cumprir com a Juventude mediante a parceria com as organizações que formam o seu coletivo e que coordenaram todo o Encontro, como: RECID, HIP HOP, FAMCC e UMP.
Nos dois primeiros Encontros promovemos o intercâmbio dos participantes levando de um município à outro propiciando a partilha de conhecimentos e de experiências vividas. Fato que não ocorreu neste último Encontro por motivo das limitações de recursos, mas que ainda assim, realizamos o evento com a participação de 40 jovens participantes do Bairro.
No primeiro momento do Encontro, tivemos a valiosa colaboração do já conhecido nosso, o Professor Rodrigo, que tratou de dialogar com a juventude sobre: JUVENTUDE, POLITICA, PODER E SER.
Neste seu diálogo espontâneo e descontraído, trouxe algumas questões que possibilitou o preenchimento de toda a parte da manhã, questões abordadas do tipo: O Quê é Ser Jovem? Qual é o Problema que Incomoda você Jovem? O que é Possível fazer para Resolver os Problemas enfrentados pela Juventude? O que nos leva a Agir como Agimos? O que precisamos enfrentar para sermos livres, como o discurso: da mídia, da Igreja, da Família, da Escola, dos amigos... e por fim, uma pergunta bastante reflexiva para cada um dos participantes: Como será a minha Vida daqui há 5 anos?
Uma pergunta que vai de encontro a realidade própria do Bairro que todos dizem ser discriminado, vítima das várias formas de preconceito, enfim... uma reflexão muito precisa para cada um e cada uma que devem parar um pouco e olhar para trás para constatar o quanto sua vida mudou no transcorrer de um ano... da mesma forma, a partir da participação cidadã de cada um, poder constatar o quanto o Bairro mudou a partir da sua nova forma de ver o mundo e saber viver nele.
Antes de encerrar sua colaboração acerca da consciência política da juventude, o Professor Rodrigo deu uma passeada pela disciplina de historia pra deixar bem claro a importância dos fatos que constituem o passado, numa relação com o que pretendo com o meu futuro. Nesse passeio histórico, trouxe à lembrança as lutas do Movimento Zapatista e também a história do período de democratização da política brasileira a partir das forças do movimento juvenil e outras manifestações que foram massacradas pela velha elite brasileira.
Na parte da tarde, recebemos a colaboração da Professora e Jornalista Francelina Macêdo, que abordou o debate das DROGAS: FRAQUEZA INSPIRADA NA SENSAÇÃO DE FORÇA.
Com essa conversa interagida, Francelina trouxe os conceitos acerca do que são as drogas e também os principais motivos do avantajado crescimento de consumo, com dados estatísticos a nível de mundo, mas também a nível de Picos, e ainda afirma que no Piauí a cada 10 prisões, 8 estão associadas ao consumo e ao trafico de drogas.
Na pergunta inicial feita pelo Professor Rodrigo, “O quê serão de vocês daqui há 5 anos?” e aí Francelina complementa: “... e se seguirem como usuários de drogas, o que serão daqui há 5 anos?” A resposta mais certa é que possivelmente esses jovens não serão ninguém.
Antes de encerrar a sua colaboração, Francelina lembra dos jovens dependentes de drogas que saíram deste bairro, que deixaram familiares eamigos e que hoje vivem nas casas de tratamento para dependentes químicos... não estão lá porque querem... estão lá porque procuraram um significado para suas vidas e que infelizmente surgiu o caminho das drogas como alternativa de acharem as respostas que buscavam.
Foi um Encontro com discussões profundas, bastante enriquecedoras e até impactantes, que certamente vieram à possibilitar o alcance daquilo que pretendíamos com essa juventude: ampliar o nível de conhecimento, da consciência critica de como ver o mundo e se sentir dentro dele, valorizando sobretudo o seu SER CIDADÃO.

(Lucas Araujo – Educador Popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário