segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RECID em São Julião realiza Encontro de Formação da Juventude

Aconteceu na cidade de São Julião, bem próximo a Picos, o grande encontro com a juventude que ansiosamente esperavam pela sua realização, com a empolgante participação de 52  jovens.
Na sua condução, contamos com a colaboração de Junior Sá (Pastoral da Juventude), de Maria Cândida (Secretaria de Cultura) além de outras importantes participações como Geremias (assessoria de comunicação), Ted Rap (movimento hip hop) e muitos grupos políticos e culturais pertencentes ao município como: ART JOVEM, GRÊMIO ESTUDANTIL, CAPOEIRA, GRUPO APNT (abrindo portas para novos talentos), SÃO GONÇALO e SELO UNICEF.
O Encontro teve como grande tema: “Violência e drogas na juventude: desconstruindo falsas imagens e reconhecendo demandas” possibilitando que o grande grupo de jovens pudesse ficar um dia inteiro discutindo sobre a sua própria realidade, que inclusive, foi uma temática proposta por eles mesmos haja visto a grande incidência de drogas, violência e depressões que invadiram o cenário de vida desses jovens.
Nessa concepção, discutimos temas riquíssimos como se colocasse “um dedo na ferida” da grande enfermidade social que persiste com relação ao trato com a juventude neste país, que com relação ao municipio de São Julião encontra-se amenizada pelas diversas atividades culturais promovida pelos grupos já citados.
Em um dia inteiro discutimos sobre: a rotina da juventude, características da atual geração, semelhanças e diferenças com outras gerações, o bombardeio das informações midiática, as diversas formas de extermínio sofridas pela juventude: social, moral, física, sexual, psicológica... como estas se originam, quais as suas conseqüências, as possíveis demandas apresentadas pelo Município e Estado; e por fim, concluímos com: drogas na adolescência, o que são mitos e o que são verdades.
No período da noite, fomos agraciados com uma esplendorosa apresentação cultural promovida pela própria juventude, que apresentou: são Gonçalo, teatro do oprimido, capoeira, dança e o rap contagiante de TED RAP que foi entoado durante toda a programação do dia.
Além das discussões temáticas, houve as estimulações de TED quanto a arte do grafite enquanto uma forma de denuncia as injustiças sociais, que inclusive deixou marcada sua arte nas paredes internas do colégio onde o encontro aconteceu.
Entre os encaminhamentos tomados, decidimos por estar de volta a São Julião no mês seguinte para atender ao desejo daquela juventude: uma inicialização a pratica de grafite motivada pela RECID e com o apoio de Maria Cândida enquanto Secretária de Cultura do município.
A semente que um dia foi plantada pela RECID na juventude daquele município, hoje deu uma nova germinada, de modo que a arte e a cultura que se encontra na alma desses jovens foi sem dúvida o delicioso RECHEIO PARA REINTRODUZIRMOS A EDUCAÇÃO POPULAR na realização deste encontro, que agora seguirá alimentando e nutrindo essa juventude faminta de saberes e sobretudo de liberdade, de poderem viver as suas vidas como jovens, de serem reconhecidos como jovens e valorizados como jovens.

 Amados jovens, não vos deixes desanimar por aqueles que, desiludidos da vida, se tornaram surdos aos anseios mais profundos e autênticos do seu coração. Se mantiverdes com ardor os vossos desejos pelo Senhor, sabereis evitar a mediocridade e o conformismo, tão espalhados na sociedade.”.  (João Paulo II)
Lucas Araujo (educador popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário