segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A EDUCAÇÃO POPULAR DANDO PASSOS EM PEDRO II

Acreditando na lógica de que "o caminho se faz ao caminhar" é que mais uma vez vemos a multiplicação dos nossos saberes com práticas voltadas para o trabalho de formação com a juventude na perspectiva de que a evolução do pensamento crítico e formador de opiniões possa ser uma realidade na vida e na "práxis libertadora" dessa juventude. Esse tem sido mais um dos vários processos de formação trabalhados pela RECID em parceria com a Fundação Santa Angela e a Universidade Estadual do Piaui.
Nesse processo que ora se encontra concluido as suas três etapas do chamado "CURSO DE INICIAÇÃO A EDUCAÇÃO POPULAR" detalhamos aqui a realização da primeira que foi realizada entre os dias 06 e 07 de julho de 2011 com as seguintes temáticas:  Educação popular, Participação política e Juventudes.
O curso de iniciação aconteceu na Fundação Santa Angela em Pedro II e mostrou ser uma experiência exitosa levando-se em consideração do desafio que é fazer formação politica atualmente, sobretudo com a juventude que exige cada vez mais de nós educadores e educadoras, novos métodos, novas formas de manter a educação popular como algo que contenha ainda tamanha "amorosidade" como mensiona Paulo Freire, a ser oferecida para a nossa juventude.
Nesse sentido, foi que objetivamos nesse processo "sensibilizar jovens para a experiência da educação popular por meio de oficinas que versarão sobre temáticas que lhes auxiliarão a pensar, propor e organizar suas práticas políticas – tendo como eixos a educação popular, juventudes, participação política, cultura camponesa, gênero, mística etc. Além disso, vislumbramos ainda:
·         Promover espaço de animação, mística e espiritualidade, entre os participantes, como forma de manter viva a fé, a vida e a luta;
·         Refletir acerca da identidade juvenil, a partir de valores e limites postos a realidade juvenil;
·         Refletir sobre a missão dos movimentos populares, seu papel e principais lutas na conquista de direitos e impulsionador de transformações na realidade;
·         Planejar ações possíveis de ser concretizadas na perspectiva da transformação social, a partir do engajamento e compromisso de cada participante.
Continuando com o desdobramento deste processo, aconteceu a segunda etapa nos dias 03 e 04 de setembro de 2011 com a mesma efervescencia na qual começou, ou seja, muitos jovens disponíveis de aos poucos irem moldando a sua consciencia através de conhecimentos e saberes transmitidos pela equipe de educadores e educadoras empenhados neste processo. Dessa forma, foi trabalhado com o grupo as seguintes temáticas: Ações executadas pelos jovens junto aos grupos”, "Elementos Formativos e Não Formativos presentes nas Experiências", “Planejamento do Trabalho Popular” e "Planejamento de ações vivenciadas pelos grupos".
E finalmente, nos dias 29 e 30 de outubro de 2011 aconteceu a terceira e última etapa de um processo que promete haver uma continuidade em novas formas, jeitos e desafios, de modo que cada jovem participante deste processo formativo assume um compromisso de continuidade quanto a sua formação politica para atuação voltada para sí enquanto ser humano e depois, para colaborarem na luta por um Brasil justo, sem pobreza e sem miséria. Essa é a lógica maior dos nossos propósitos no campo da formação.
Nessa conclusão de curso, foi trabalhado com o grupo as temáticas: O que a realidade tem a dizer ao ser jovem hoje”:  (com apresentação dos resultados das pesquisas), “Uma idéia esperançosa e libertadora de educação” (com oficinas de leitura e reflexão dialogada) e Um caminho que se faz caminhando  (com a construção de compromissos para a continuidade da caminhada. em seguida, ao final do curso veio algumas reflexões que direcionavam para um planejamento direcionado para uma continuidade, como:  Como mantermos articulados e mobilizados?  Que experiências intercambiar e sistematizar?  Que momentos individuais e coletivos de leitura fortalecer?
Concluindo com palavras do grande pensador Eduardo Galeano que muito nos motivam eis que: "a utopia está no horizonte... por mais que caminho, ela sempre se distancia... e por isso nunca alcançaremos... então pra que serve ela? serve pra nos motivar a caminhar".



Nenhum comentário:

Postar um comentário