segunda-feira, 10 de outubro de 2011

INTERMUNICIPAL DE PICOS REALIZA " RECANTO DOS SABERES"

Foi nos dias 23 a 25 de setembro que aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano - CTD de Picos, o segundo de uma série de 4 Encontros Intermunicipais compartilhados entre os microrregionais de Pedro II, Picos, Floriano e Teresina.
Partindo da frase motivadora de Paulo Freire na qual utilizamos como o grande tema do encontro em que diz: "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda", foi que nos reunimos nestes dias para acima de tudo intercambiar saberes, uma vez que estiveram presentes educadores e educadoras dos 4 microrregionais (liberados e voluntários), assim como as representações de organizações que fazem o grande conjunto da luta articulada na região, como: FAMCC, UMP, MPA, CPT, STRs e PJ.
O Recanto dos Saberes procurou a todos os momentos da programação lembrar que vivemos numa grandiosa rede de educadores e educadoras que se fazem, se constroem e se realizam nessa valorização dos saberes de cada um e cada uma, que sentimos sintetizada na frase: "eu não sou você, você não é eu... mas sei muito de mim, vivendo com você."
Nessa lógica, iniciamos o encontro tentando mostrar a RECID como um grande quebra-cabeça, que a exemplo do seu logotipo formado por detalhes diversos, da mesma forma entendemos a rede como uma grande articulação formada por pessoas com pensamentos e saberes diferenciados que se encaixam e que assim se entende como rede para proliferarmos a educação popular.
Nesses dias, nos abastecemos de grandiosas discussões, como: A Superação da Miseria e da Fome a partir de um olhar dos movimentos sociais (apresentada por Maria Cazé da coordenação do MPA), Comunicação e Poder Popular por uma educação cidadã livre e transformadora (pelo prof. Rodrigo) e Juventudes e Politicas Publicas com o papel do jovem na transformação da sua realidade (por Ângela coordenação estadual da PJ).
No momento final, motivada por mais uma frase de Paulo Freire: somos todos educadores mediatizados pelo mundo,a educadora Rosinha trabalhou com o grupo os saberes que se entrelaçam na elaboração de uma espécie de carta pedagógica para os amigos e amigas de Floriano que estarão realizando o proximo encontro intermunicipal nessa mesma concepção de multiplicação de saberes.
Lucas Araujo (Educador Popular - Picos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário