segunda-feira, 27 de maio de 2013

COM RICARDO GEBRIN, RECID E ENTIDADES PARCEIRAS FINALIZAM E FORMAM A PRIMEIRA TURMA DO REALIDADE BRASILEIRA NO PI.


Aconteceu neste último final de semana em Picos (PI), o encerramento do Curso Realidade Brasileira. O mesmo ficou conhecido como sendo o primeiro do Estado do Piauí, alcançando na sua conclusão a formação de 23 cursistas após a realização das 08 etapas mensais.
A existência desse curso se fez necessário para que pudéssemos compreender melhor as origens dos problemas econômicos e sociais que existem no nosso Brasil, bem como de entender qual o papel que a classe trabalhadora e suas organizações sociais e políticas têm no sentido de produzir uma alternativa verdadeiramente transformadora, de investirmos na formação política e ideológica de nossos militantes e fazer lutas de massa, e alterando a correlação de forças na chamada luta de classes. Com esses propósitos, chegamos à conclusão de um processo de formação iniciado em agosto de 2012.

 
As etapas modulares aconteceram por meio da vivência teórico-metodológica em que se permitiu a re-criação permanente do legado de Paulo Freire e dos demais pensadores e autores brasileiros que foram estudados, debatidos e refletidos ao longo do processo.
Para esta última etapa, tivemos enquanto assessoria a colaboração de RICARDO GEBRIN (consulta popular) que nos prestigiou com um riquíssimo módulo de estudos sobre O PODER POPULAR NA HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES, com elementos e fatos das principais revoltas populares, modelos de sociedades e de governos, insurreições e rebeliões, golpes e ditaduras, identidades dos povos, formação dos Estados Nacionais, influências lingüísticas, modelos de desenvolvimento, correntes de pensamentos, enfim...
 
Os 23 cursistas encontram-se agora certificados com este PRIMEIRO CURSO DE EXTENSÃO promovido pelos Movimentos Sociais em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Departamento de Pedagogia), que agora seguem provocados a serem os novos formadores e formadoras, de promoverem a multiplicação desta pedagogia crítica e libertadora, sem que caia nos tradicionais modismos, na desesperança ou na sensação de impotência que muito inviabiliza o tão sonhado projeto popular para o Brasil. Viva o povo brasileiro !!!

Lucas Araujo (GT Comunicação Recid)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário